Preparando a mudança.
Falamos aqui no artigo anterior sobre mudanças. Afirmamos que só existe uma certeza na vida. As coisas vão mudar. Então devemos saber quais são áreas em que devemos nos preparar para mudar. Há diversas áreas onde a pessoa pode mudar, mas vamos trabalhar aqui em sete pontos que consideramos principais para a mudança.
O primeiro deles é a auto-estima.
Antes de tudo você precisa gostar de você, amar a si mesmo, estar feliz com a pessoa que é. E isso não tem nada a ver com a beleza física. Pois se assim o fosse, você não encontraria nunca pessoas famosas e belas em depressão. E sabemos que só por possuir uma aparência bela não é suficiente. Até porque a beleza vai diminuindo na medida em que se envelhece. É preciso gostar do seu jeito de ser, estar feliz consigo mesmo e acreditar antes de tudo que vivemos para construir um mundo melhor, então, a cada dia, seja mais inteligente, aumente seu conhecimento, trabalhe mais em equipe, seja mais solidário. Só assim sua auto-estima estará em forma. Melhore!
O segundo é a meta.
É preciso ter uma causa neste mundo, então para atingi-la precisamos definir metas, caso contrário tudo ficará ao acaso. Claro que a sorte pode estar a seu lado, mas a maior parte das vezes ela está contra. Basta ver quantas vezes você já apostou dinheiro em alguma loteria e perdeu. É isso mesmo, a sorte é pequena. Chega a ser ínfima diante das possibilidades do azar. Então, se prepare, estabeleça metas para a sua vida e as siga, passo a passo. Tenha paciência, porque aparecerão diversos percalços pelo caminho. E você não deverá desistir. O grande problema da maioria das pessoas é que elas desistem antes mesmo de tentarem e 95% desiste quando estão bem perto do sucesso. Não desista!
O terceiro é ambição.
Falamos aqui na ambição de melhorar a cada dia, ser uma pessoa melhor hoje do que foi ontem, melhor amanhã do que foi hoje. Enfim, kaizen! Kaizen é uma palavra japonesa que significa a melhoria contínua. Ou seja, melhorar sempre, todos os dias. Melhorar materialmente, intelectualmente, profissionalmente e espiritualmente. É dessa ambição que falamos aqui. A ambição de buscar a excelência pessoal e profissional. Observo, freqüentemente, pessoas que fazem de qualquer jeito as coisas, fazem mal feitas, sem compromisso consigo e com a entidade que elas representam. Essas pessoas estão fadadas ao fracasso. Elas não têm a ambição de ser melhor. Elas irão sofrer neste mundo. É triste!
O quarto ponto é o trabalho.
Não acredite que não se pode ganhar nada só trabalhando. Existem muitas pessoas e empresas que ganham dinheiro trabalhando. Honestamente. Elas acreditam que se pode transformar o mundo realizando um trabalho excelente. Você precisa trabalhar de dia e sonhar de noite. Você precisa trabalhar para atingir a sua meta, pois ela é sua e de mais ninguém. Então trabalhe para obtê-la. Mas trabalhe oferecendo o melhor de si. Hoje vejo pessoas muito preocupadas com o seu direito, mas que se esquece do seu dever. Dê um passo a mais todos os dias e você será uma pessoa melhor. Trabalho, para quem sabe um pouco de física, é um esforço exercido para se obter um novo resultado, do modo mais fácil, mais rápido, mais inteligente. Então não pense que trabalho é algo penoso. Você não veio ao mundo para sofrer, então trabalhe com alegria e prazer. Prazer em servir ao próximo, com o melhor que você pode oferecer.
O quinto ponto é o seu comportamento.
O seu comportamento é determina sua mudança ou não de vida. Se você faz as mesmas coisas, age sempre do mesmo jeito e não muda nada, o problema está em você e não no mundo. Significa que você precisa mudar seu comportamento. Com freqüência vejo empresas que não atingem as metas, mas não mudam nos seus modelos de negócio para tentar melhorar. Outra coisa no comportamento, as pessoas se contentam muitas vezes em apenas comer, beber, vestir, morar, dormir. Isso é o básico! É preciso sonhar mais alto! Para tanto é preciso mudar o comportamento. É preciso assumir novos comportamentos para mudar a sua vida. Pare de reclamar e mude você primeiro. Se só falam dos outros à sua volta e isso te incomoda, saia de perto. Mude de lugar. As pessoas são cheias de conselhos sobre o comportamento dos outros, mas se esquecem de observar e mudar os próprios comportamentos. Lembre-se, você não é medido pelo que fala, mas pelos seus atos, ou seja, seus comportamentos. Até porque o ser humano mente.
O sexto ponto é a comunicação.
Você conhece aquele velho ditado: Quem não chora não mama! Certo? Ou como dizia o velho guerreiro, o Chacrinha, quem não se comunica se estrumbica! É isso aí, você precisa se comunicar com as pessoas. Eu sei você é tímido. Então você precisa mudar, pois não há lugar para os tímidos no mundo de hoje. Sinto muito, mas esta é a nova realidade. Lógico que você não precisa sair falando a torto e direito, pois comunicação não é só falar. A sua fisionomia retrata sobre o seu estado de espírito, as roupas que você veste falam sobre o modo como você é. O seu gesto fala sobre você (há até um livro especializado nisso, O Corpo Fala.), então se comunique com as pessoas, de modo a obter os resultados que você deseja. Não é fácil, pois elas têm inveja muitas vezes de você, elas são maledicentes, elas pensam mais na sua vida do que na delas, mas escrevemos aqui hoje sobre você se manter focado no seu objetivo de melhorar a cada dia e atingir suas metas. Fale sobre as coisas boas que você almeja para você e o mundo. Existe uma pessoa que falou muito pouco sobre isso, mas que arrasta milhões até hoje para o seu objetivo. Claro que você não é Jesus, mas você pode fazer a sua parte. Então coragem meu amigo, ou amiga.
O sétimo ponto é a coragem.
Coragem não é o ato de não ter medo, mas sim a capacidade de controlar o medo e agir mesmo estando com medo. Todo aquele que não tiver medo perde o seu extinto de sobrevivência. Então todos nós temos medo, o que vai diferenciar uns dos outros e como ele lida com medo. Alguns têm coragem, outros ficam com medo. Então aprenda a ter coragem, experimente vender algo que ninguém consegue, exponha-se em reuniões, fale numa reunião sobre algo que irá causar polêmica e experimente a sensação de todos estarem contra você. Veja como você se sai! Isso é coragem. Vá a um lugar alto e olhe para baixo. Vença seus medos. Só assim você estará mudando a sua vida.
Isso aqui não é uma receita de bolo, mas é uma reflexão sobre a mudança. A sua mudança!
Para que você seja uma pessoa melhor hoje do que foi ontem, e melhor amanhã do que foi hoje.
Celso Negrão